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Nova Carteirinha do INSS para 2024 – VEJA COMO SOLICITAR

A nova carteirinha do idoso proporciona inúmeros benefícios. Veja

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Por meio da carteira do idoso, indivíduos com mais de 60 anos asseguram benefícios adicionais e têm acesso a uma variedade de serviços. A requisição desse documento pode ser realizada no CRAS ou online. Diante disso, elaboramos um guia passo a passo para ajudá-lo a solicitar o seu pela internet. Confira!

O que é a Carteira do Idoso?

Conheça a nova carteirinha do INSS de 2024
Conheça a nova carteirinha do INSS de 2024. (Fonte: Edição/Diário Oficial Notícias)

carteira do idoso é um documento que serve para comprovar a renda de indivíduos com mais de 60 anos, proporcionando-lhes acesso gratuito ao transporte interestadual, bem como a descontos na aquisição de passagens de 50%.

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Esse documento opera como um benefício social assegurado pela Lei 10.741/03, com validade de 2 anos. Para obtê-lo, é necessário comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Nesse sentido, a carteira da pessoa idosa, também conhecida por esse nome, está vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e é bastante comum entre os aposentados e pensionistas do INSS.

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Quem pode solicitar a Carteira da pessoa idosa?

Primeiramente, todas as pessoas com mais de 60 anos que não possuem comprovação de renda e recebem até 2 salários mínimos podem solicitar a carteira do idoso.

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Mas, para realizar a solicitação, é necessário estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) para Programas do Governo Federal.

Caso não esteja cadastrado, é preciso entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo de sua residência para efetuar o cadastro.

Importante: somente por meio do cadastro no CadÚnico o cidadão terá acesso ao NIS.

Como emitir a carteira do idoso on-line?

Para emitir a carteira do idoso on-line, o processo é bastante simples. Siga o passo a passo que preparamos para você!

Acesse o site

Chegou o momento de solicitar sua carteira do idoso. O primeiro passo é acessar o site da Carteira do Idoso (https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/).

Selecione a opção desejada

Agora, escolha a opção desejada clicando em “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”, logo abaixo de “o que deseja fazer?”.

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Faça o login na conta Gov.br

Neste momento, faça login em sua conta Gov.br e conclua o processo de identificação pessoal. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criá-la.

Faça o pedido da Carteira do Idoso

Agora, é hora de solicitar sua carteirinha de pessoa idosa. Após fazer o login, uma tela solicitará autorização para utilizar seus dados. Clique em “Autorizar”.

Na tela seguinte, você encontrará as opções de serviços disponíveis:

  • Emitir Carteira de pessoa idosa;
  • Ver carteiras;
  • Validar;
  • Relatório.

Basta selecionar a opção desejada, após emitir sua carteira do idoso, você pode imprimi-la ou salvá-la em seu computador ou celular.

Emitindo a Carteira do Idoso pelo CRAS

Caso prefira não realizar o pedido sozinho pela internet, também é possível solicitá-lo no CRAS.

Mas para isso, é necessário comparecer presencialmente ao local com as seguintes informações e documentos comprobatórios:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Número do NIS.

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Se você ainda não possui o Cadastro Único, aproveite a oportunidade para realizar o cadastro e obter sua carteirinha de pessoa idosa.

Importante: A carteira emitida pelo CRAS pode levar até 45 dias para ficar pronta. Caso haja urgência, o CRAS pode fornecer uma declaração provisória ao beneficiário.

Veja Também:

INSS CONFIRMA NOVOS VALORES do SALÁRIO MINÍMO 2024 – NOVA MARGEM dos CONSIGNADOS (Fonte: João Financeira TV)

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