Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Mudou tudo na regra da aposentadoria em 2025 – Saiba Mais

Em 2025, a Reforma da Previdência Social trará atualizações para os trabalhadores que já estavam no mercado antes das mudanças na legislação ocorridas em 2019.

0

Em 2025, a Reforma da Previdência Social trará atualizações para os trabalhadores que já estavam no mercado antes das mudanças na legislação ocorridas em 2019. Essas alterações incluem novos requisitos para aposentadoria, aumentando gradativamente as exigências em termos de idade mínima e tempo de contribuição. Com a aproximação do novo ano, os desafios para se aposentar tendem a ser maiores, com o aperto das regras de transição.

Entre as mudanças previstas para o próximo ano está o ajuste no sistema de “pontos”, que é uma das opções oferecidas para a aposentadoria. As mulheres deverão atingir 92 pontos, enquanto os homens precisarão de 102 pontos. Além disso, haverá também um aumento na idade mínima necessária para requerer a aposentadoria.

Como Será o Sistema de Pontos em 2025?

O sistema de pontos é um método que considera a soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A cada ano, esse critério se torna mais rigoroso, exigindo um ponto adicional. Em 2025, as mulheres precisarão acumular 92 pontos, enquanto os homens, 102.

Essas mudanças refletem o esforço do governo para equilibrar as contas da previdência, prolongando o tempo de contribuição ativa dos trabalhadores antes de entrarem na inatividade. Essa estratégia busca minimizar o impacto financeiro que a aposentadoria tem sobre o sistema previdenciário.

Idade Mínima Progressiva e Tempo de Contribuição

A idade mínima para aposentadoria também sofrerá alterações a partir de 2025. Para as mulheres, a idade mínima será elevada para 59 anos, e para os homens, para 64 anos. Além disso, as mulheres precisarão ter contribuído por no mínimo 30 anos e os homens por 35 anos.

Com a regra da idade mínima progressiva, os limites de idade continuarão a aumentar gradualmente de acordo com a tabela estabelecida pela reforma, até atingir um patamar predefinido em anos posteriores. Esse incremento é uma tentativa de garantir que as condições demográficas e econômicas não sobrecarreguem o sistema previdenciário.

Regras de Pedágio para Trabalhadores mais Velhos

homem tomando café usando laptop (Fonte: Freepik)
Regras de Pedágio para Trabalhadores mais Velhos (Fonte: Freepik)

Para aqueles que estavam próximos da aposentadoria, ou seja, homens com mais de 60 anos e mulheres com mais de 57 anos, a regra do pedágio de 100% continua em vigor. Isso significa que os trabalhadores deverão cumprir o dobro do tempo que faltava para se aposentarem antes da reforma. Assim, homens precisarão completar um total de 70 anos de contribuição e mulheres, 60 anos.

Essas regras de pedágio visam oferecer uma transição mais suave para os trabalhadores mais velhos, evitando uma mudança abrupta nas condições de aposentadoria. Contudo, impõem uma carga maior de contribuição para aqueles que estavam perto de completar o tempo necessário sob as regras anteriores.

Impacto das Novas Regras na Aposentadoria

Com as reformas, o cálculo do valor do benefício também passa a seguir novas diretrizes. A regra geral da Nova Previdência considera 60% da média de todas as contribuições desde julho de 1994. Essa porcentagem é acrescida de 2 pontos percentuais para cada ano de contribuição que ultrapasse 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.

Essas mudanças visam não apenas garantir a sustentabilidade financeira da previdência, mas também incentivar as pessoas a permanecerem no mercado de trabalho por mais tempo. Dessa forma, busca-se ajustar o sistema previdenciário brasileiro às novas realidades demográficas e econômicas. Com a proximidade de 2025, estar informado sobre essas regras é fundamental para trabalhadores que estão planejando sua aposentadoria, garantindo que possam fazer escolhas bem fundamentadas e alinhadas às suas expectativas de futuro.

Veja também: ATENÇÃO: INSS LANÇA NOVIDADE P/ APOSENTADOS

INSS lança NOVIDADE: LIBERAÇÃO de CRÉDITO CONSIGNADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS SEM MARGEM (Fonte: João Financeira TV)