Possível aumento no rendimento do FGTS ameaça mercado imobiliário e sonho da casa própria
A possível mudança no rendimento do FGTS pode impactar o mercado imobiliário e o sonho da casa própria. Entenda as implicações desta decisão aguardada para 2025.
Uma possível mudança no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que poderia elevar a rentabilidade das contas vinculadas a ele, tem gerado preocupação no mercado imobiliário brasileiro. Afinal, pode haver um aumento no custo de financiamentos habitacionais. Entenda.
A razão da mudança

O dilema surgiu com a retomada de um julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia um pedido de revisão do rendimento das contas do FGTS no período de 1999 a 2013. Afinal, a ação propõe que o índice aplicado seja o mesmo da poupança, que é mais rentável que o atual.
Leia mais: Saiba como o programa CPF na Nota beneficia os consumidores e combate a sonegação de impostos!
“Hoje, a Caixa Econômica Federal, que administra o FGTS, empresta dinheiro para construtoras para a realização de novas obras e cobra uma taxa mais alta pelo dinheiro emprestado, enquanto paga 3% de rentabilidade nas contas do FGTS. Se o rendimento do FGTS for elevado, essa diferença, que é conhecida como spread bancário, diminuiria”, explica Cristiano Corrêa, coordenador dos cursos de MBA em negócios do Ibmec SP.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
O impacto no mercado imobiliário
A preocupação surge porque um aumento na rentabilidade do FGTS significa que as construtoras terão que pagar mais pelas obras financiadas através deste fundo. Portanto, o custo adicional pode, eventualmente, ser repassado para o consumidor final. Dessa forma, impacta o valor dos imóveis e consequentemente o sonho de muitos brasileiros de possuir a casa própria.
Leia mais: Ministro da Previdência promete reduzir tempo de espera na fila do INSS para 30 dias até 2024
Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), afirma que a alteração tem o potencial de causar um impacto negativo significativo. Todavia, ele espera que os ministros entendam as consequências dessa mudança. Portanto, considerem além da alteração de remuneração para uma minoria do fundo, mas também as consequências humanitárias potenciais desta decisão.
O futuro do FGTS e do mercado imobiliário
A decisão sobre o aumento na rentabilidade do FGTS está prevista para 2025. Se aprovada, o mercado prevê um aumento no preço dos financiamentos, o que pode resultar em efeitos prejudiciais tanto para as famílias que planejam adquirir imóveis, quanto para as construtoras e a própria Caixa Econômica Federal.
Leia mais: Como saber quantas parcelas faltam do empréstimo consignado INSS? Confira então agora aqui
Atualmente, o mercado de financiamentos habitacionais vive um clima de incerteza enquanto aguarda a decisão do STF. O desafio está em buscar uma solução que equilibre os interesses de todas as partes envolvidas. Dessa forma, considerando tanto a rentabilidade do FGTS, como a acessibilidade dos financiamentos habitacionais para a população.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!