Programa do Governo Oferece Internet Grátis – Confira Quem São os Beneficiados!
Com os avanços tecnológicos, a Internet tornou-se uma ferramenta essencial em diversas áreas da nossa vida: estudar, trabalhar, divertir-se e comunicar com outras pessoas.
Com os avanços tecnológicos, a Internet tornou-se uma ferramenta essencial em diversas áreas da nossa vida: estudar, trabalhar, divertir-se e comunicar com outras pessoas. Porém, muitos ainda não têm acesso a ele. Portanto, o governo federal criou um programa para promover a Internet entre a população. Saiba como garantir seu benefício.
A medida é uma extensão do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) e o objetivo é oferecer conexão em banda larga a preços reduzidos.
O governo oferece internet gratuita aos brasileiros?
-
NÃO!;
-
Porém, oferece o serviço a preços mais acessíveis, graças às garantias e isenções do programa. Internet para todos;
-
O objetivo é oferecer internet banda larga, democratizando o acesso à ferramenta e contribuindo para a inclusão social;
-
Mais de 30 mil localidades no Brasil não possuem conexão ou utilizam a ferramenta com serviços de internet inadequados;
-
O programa é uma extensão do GESAC, responsável por conectar escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos em áreas remotas;
-
Para garantir o benefício, os municípios deverão firmar convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e informar quais localidades serão atendidas pelo projeto;
-
Os residentes poderão utilizar os serviços de empresas credenciadas;
-
A lista está disponível em site do programa.
Tarifa social para internet
Depois da Tarifa Social de energia elétrica e da criação do programa de descontos nas contas de água, os brasileiros agora procuram a Tarifa Social para internet. O poder público já possui um sistema para esse fim, mas tem um nome diferente.
Chama-se Tarifa Social de Internet promovida pelo governo Internet Brasil. A iniciativa é do Ministério das Comunicações.
Durante a pandemia, foi apresentado um projeto de lei que visava oferecer internet gratuita a todos os brasileiros que vivem em condições de baixa renda, mas o texto não avançou para o Congresso Nacional. Portanto, atualmente, o benefício não existe.