Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

Fila do INSS não Acaba, mas Ministério Mira Redução Significativa para 2024

O governo pretende reduzir de forma significtaiva as filas de concessão de benefícios previdenciários. Confira mais informações!

0

Após assegurar o término das filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o atual comandante do Ministério da Previdência Social, Carlos Lupi, reconheceu que a fila “nunca vai acabar”.

Entretanto, um ano após a promessa inicial, em um evento realizado em Brasília, Lupi estabeleceu uma nova meta para 2024: diminuir o período de espera para 30 dias.

Confira mais informações sobre a fila do INSS em 2024.

Expectativa vs. Realidade

Lupi promete reduzir fila do INSS em 2024! (Fonte: Reprodução Google).
Lupi promete reduzir fila do INSS em 2024! (Fonte: Reprodução Google).

No momento, a espera para a análise de um pedido de benefício assistencial ou previdenciário pode chegar a 50 dias.

Leia mais: INSS oferece Prova de Vida On-line: Saiba como aproveitar esta opção! 

Contudo, Lupi garante que sua promessa inicial não era, literalmente, eliminar a fila, mas sim reduzir o tempo padrão de espera para 45 dias, como previsto por lei. “Nunca falei em zerar, sempre falei em colocar o prazo de 45 dias”, disse Lupi aos jornalistas, adicionando que a fila é incessante graças ao contínuo fluxo de novos pedidos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Pressão sobre os gastos públicos

Entretanto, apesar da pressão em reduzir a fila de espera do INSS, a situação revelou-se uma “faca de dois gumes”. Ao aumentar o volume de novas concessões de benefícios nos últimos meses, houve aumento da pressão sobre os gastos federais.

Leia mais: Prefeitura Anuncia Oportunidades de Emprego no Rio de Janeiro

De janeiro a outubro do ano passado foram concedidos 4,86 milhões de benefícios no INSS, 11,85% a mais que no mesmo período do ano anterior. O número de beneficiários alcançou 38,9 milhões em outubro, sendo que 33,2 milhões recebem, um aumento de 3,9% em relação ao mesmo mês de 2022.

Além disso, em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, admitiu que a aceleração nas concessões tende a pressionar os gastos no curto prazo.

Novas Ferramentas

Desse modo, em um esforço para otimizar o sistema, o Ministério da Previdência Social está implementando várias ferramentas e estratégias, como a Análise Documental do Benefício por Incapacidade Temporária (Atestmed), perícias via telemedicina, e o sistema Meu INSS.

Leia mais: Novo salário mínimo entra em vigor – Veja o que muda para os aposentados

Além disso, também foram feitos incrementos no número de servidores do INSS e na realização de mutirões de perícias. “Dentro da Previdência, trabalhamos diariamente para combater grupos criminosos que desviam dinheiro de aposentados e pensionistas. Temos que lembrar o público de cuidar de suas senhas e não compartilhar seus acessos ao sistema Meu INSS“, alertou Lupi.

Veja Também:

Pagamento Dobrado (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.