INSS Rejeita Duas Propostas do Governo e Mantém Greve – O Impasse Continua!
Servidores do INSS em greve por tempo indeterminado desde 16 de Julho de 2024 reivindicam recomposição salarial e melhorias nas condições de trabalho.
O Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência (Sinssp-BR) afirmou nesta sexta-feira (16) que a paralisação no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) continuará por tempo indeterminado. A greve, iniciada em julho e reforçada em agosto, vem causando transtornos para aqueles que dependem dos serviços da instituição.
Apesar de duas propostas apresentadas pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) na quarta-feira (14), os servidores decidiram não aceitar as alternativas e mantêm a luta por um reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Com isso, o impasse segue, afetando diretamente os atendimentos do INSS em todo o país.
Leia Mais: INSS divulga lista de quem terá benefícios revisados – Fique atento

Impactos da Greve do INSS
A paralisação dos servidores do INSS trouxe múltiplos desafios para a população brasileira. A primeira consequência visível é o aumento no tempo de espera para a realização de serviços essenciais, como pedidos de aposentadoria, perícias médicas e outros benefícios sociais. O sindicato aponta que as propostas do governo não atendem adequadamente às suas demandas.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Propostas Rejeitadas pelos Servidores
O governo ofereceu duas propostas distintas para tentar resolver o conflito:
-
- Primeira Proposta: Incorporação da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) ao Vencimento Básico (VB), resultando em um possível aumento total de mais de 30% dependendo do nível do servidor.
-
- Segunda Proposta: Integração da gratificação e do vencimento com a adição de cargos de nível superior a partir de janeiro de 2025.
Para os servidores, essas propostas não resolveriam os problemas financeiros e ainda retirariam direitos, como o adicional por tempo de serviço (anuênio). O Sinssp-BR afirma que o governo está desconsiderando aspectos essenciais da carreira, como a classificação do cargo de técnico do seguro social como estratégico e a exigência de ensino superior.
Leia Mais: INSS realiza atendimento especial para beneficiários em agosto
Como a Greve Afeta a População?
Os efeitos da greve são sentidos em várias frentes:
-
- Fila de Pedidos: A fila de pedidos de aposentadoria aumentou 11,2% desde julho, atingindo 1,5 milhão de solicitações pendentes.
-
- Perícias Médicas Remarcadas: Cerca de 4 mil perícias presenciais já foram remarcadas, prejudicando os cidadãos que dependem desses exames para benefícios.
-
- Serviços Prejudicados: Aproximadamente 100 mil pessoas não receberam atendimento nas agências da Previdência devido à paralisação, mesmo com a determinação judicial de manutenção de 85% da força de trabalho.
Alternativas Disponíveis Durante a Greve
Para contornar os problemas causados pela paralisação, o INSS oferece diversas ferramentas digitais e suportes:
-
- Plataforma Meu INSS: Ferramenta disponível online e via aplicativo, onde é possível solicitar aposentadoria, pensão, salário-maternidade, entre outros benefícios.
-
- Central 135: Serviço de atendimento telefônico disponível para fornecer informações e realizar solicitações de serviços.
-
- Atestmed: Substituição da perícia médica presencial por análise documental para afastamento do trabalho por até 180 dias. Solicitantes podem ligar para a Central 135 para fazer essa troca.
O que Esperar das Próximas Semanas?
Enquanto não houver um acordo entre governo e servidores, a paralisação continuará afetando os serviços do INSS. O sindicato defende que suas demandas sejam atendidas para que haja uma valorização justa da categoria, enquanto o governo busca equilibrar as finanças públicas.
Com as negociações em uma fase de impasse, a recomendação é que os cidadãos façam uso extensivo das ferramentas digitais e da Central 135 para tentar minimizar os efeitos da greve em suas vidas. A conscientização da população e o acompanhamento das negociações são essenciais para entender o desfecho deste cenário complexo.
Leia Mais: INSS Bloqueio de Mensalidades Associativas
Veja Também: SAIU AGORA: INSS OBRIGA aposentados a PAGAR NOVA TAXA
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!