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INSS ENTROU EM CONTATO COM VOCÊ? ATENÇÃO – CARTA COM AVISO DE RECEBIMENTO

Beneficiários do BPC que ainda não se inscreveram no Cadastro Único começaram a receber notificações. Saiba como se inscrever e evitar a suspensão do benefício.

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Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) começaram a receber notificações para regularizar sua situação desde 1º de agosto. O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) informou que inicialmente 505.018 pessoas foram chamadas para realizar o cadastro no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de suas cidades.

Esse número, porém, é apenas o começo. O total de beneficiários a serem convocados deve atingir 1,25 milhão. Esses incluem aqueles que não atualizam o cadastro há mais de 48 meses e aqueles cuja renda familiar ultrapassa o limite exigido. Veja como proceder para quem se encaixa nesses critérios.

Quais são os métodos de comunicação utilizados pelo INSS?

Beneficiários BPC devem fazer inscrição no cadastro Único
Beneficiários BPC devem fazer inscrição no cadastro Único ( Fonte: google)

O INSS utiliza diversos métodos para se comunicar com os beneficiários do BPC, como SMS, notificações push, mensagens via o aplicativo/site Meu INSS, ligações telefônicas, cartas com aviso de recebimento, informações na rede bancária e editais.

Nas ligações telefônicas, o número oficial que aparece é o (11) 2135 0135. Caso receba chamadas de outros números com alguém alegando ser do INSS, é prudente desligar e ligar para a Central 135 para confirmar a veracidade da informação.

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Evitando golpes relacionados ao BPC

Para evitar cair em golpes, é essencial que os beneficiários estejam atentos: o INSS não solicita dados pessoais ou biometria facial por telefone ou mensagem. As instruções para o cadastro no CadÚnico serão sempre para comparecer ao Cras de sua cidade pessoalmente, com os documentos necessários.

Os documentos devem ser apresentados diretamente no Cras e não a terceiros. Essa medida protege os beneficiários de fornecer informações a pessoas mal-intencionadas que fingem ser representantes do INSS.

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Como consultar os lotes atualizados do BPC?

Os beneficiários podem consultar se estão nos lotes atualizados pelo aplicativo ou site Meu INSS. O procedimento é simples e não exige senha ou login. Basta digitar o CPF no ícone “revisão de BPC” disponível na tela principal para verificar se seu nome está incluído no lote atual.

Passo a passo para fazer a consulta:

    • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS.

 

    • Na tela principal, localize e clique no ícone “revisão de BPC”.

 

    • Digite seu CPF no campo indicado.

 

    • O sistema indicará se seu nome está ou não no lote para atualização.

 

Quem não precisa fazer a inscrição?

Os beneficiários do BPC não precisam ir ao Cras se não receberem uma notificação. Além disso, residentes no Rio Grande do Sul, que vivem em municípios com a situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal, estão isentos do processo de inscrição no CadÚnico ou da atualização cadastral neste momento.

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Resumo dos documentos necessários para o cadastro no CadÚnico:

  1. CPF de todos os membros da família.
  2. Documento de Identidade (RG).
  3. Comprovante de Residência.
  4. Comprovante de Renda.

 

Certifique-se de levar todos os documentos necessários ao Cras para evitar atrasos no cadastro.

Se você faz parte dos beneficiários do BPC que ainda não está no CadÚnico, não perca tempo e faça sua inscrição o quanto antes. Fique atento às notificações e siga as orientações do INSS para não ser prejudicado. Mantenha seus dados atualizados e proteja-se de possíveis fraudes!

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