INSS EMITE COMUNICADO SOBRE MUDANÇAS NOS PAGAMENTOS: Abono será liberado em agosto
Veja quem tem direito e confira o calendário de pagamento
Na manhã desta segunda-feira, o governo anunciou uma notícia animadora para os beneficiários do INSS: um pagamento extra será efetuado em novembro! Esta quantia adicional será direcionada exclusivamente para aqueles que têm direito a essa gratificação especial.
É importante prestar atenção, pois apenas cinco grupos específicos de beneficiários serão contemplados com este depósito. Se você quer entender todos os detalhes dessa oportunidade única de receber um dinheiro extra em novembro, continue lendo!
Desde a conclusão dos repasses do 13º salário do INSS no primeiro semestre, muitos beneficiários que tiveram seus benefícios aprovados após abril não receberam o valor antecipado. Isso gerou dúvidas sobre se o recebimento ocorreria ainda em 2024.
Quem tem Direito ao Pagamento Extra do INSS?

O 13º salário é um benefício destinado a diversos grupos. Aqueles que têm direito incluem aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença e auxílio-reclusão. Nesses casos, o valor é proporcional ao período de recebimento do benefício.
Adicionalmente, beneficiárias do salário-maternidade também têm direito ao 13º proporcional, pago com a última parcela do benefício. No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito a esse pagamento extra.3
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O Pagamento Antecipado em Novembro?
Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, o 13º salário do INSS vem sendo antecipado. Pela quinta vez consecutiva, os segurados receberam o montante antes das datas tradicionais (agosto e dezembro), proporcionando uma injeção econômica fundamental.
Em 2024, o governo reimplementou essa medida para impulsionar a economia, que estava em declínio. Segundo o Ministério da Previdência, essa iniciativa dinamizou R$ 67,6 bilhões na economia.
Leia mais: ATENÇÃO! INSS DIVULGA Lista de Benefícios Revisados – Veja Se Você Está na Lista!
Por que Alguns Beneficiários Não Receberam o 13º Salário no Primeiro Semestre?
A legislação garante que todos os beneficiários têm direito ao 13º salário. O orçamento para esses pagamentos já está definido, assegurando que ninguém será deixado de fora. Portanto, quem não recebeu em abril ou maio, por ter tido o benefício aprovados após essa data, terá a chance de receber no final do ano.
O INSS confirmou que o pagamento será realizado junto com a folha de pagamento de novembro/2024 (de 25/11/2024 a 06/12/2024) ou no mês em que o benefício for concedido, se for antes de dezembro/2024. Isso significa que, até o fim do ano, todos os beneficiários terão recebido o 13º salário proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Leia mais: INSS divulga lista de quem terá benefícios revisados – Verifique como será feita revisão
Quais Grupos Serão Beneficiados com o Pagamento do 13º do INSS?
Estes são os cinco grupos que terão direito ao pagamento do 13º salário:
-
- Aposentados
-
- Pensionistas
-
- Titulares de auxílio-doença
-
- Beneficiários do auxílio-reclusão
-
- Mães beneficiárias do salário-maternidade (proporcional)
Essa medida é particularmente relevante para quem estava contando com esse dinheiro extra para auxiliar nas finanças pessoais, especialmente nestes tempos de desafios econômicos. Certifique-se de verificar as datas de pagamento e comprovar se você se enquadra nos grupos mencionados para garantir o recebimento do benefício.
Veja também: GOVERNO ANUNCIA NOVO VALOR do SALÁRIO MÍNIMO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes
sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias:
Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista