2° Lote de Restituiçao Restituição do Imposto de Renda Prioriza Moradores em Situação de Emergência no RS
Saiba como consultar a sua restituição e quem tem prioridade no recebimento. Não perca seu dinheiro!
A partir das 10h desta sexta, cerca de 5,75 milhões de brasileiros que acertaram suas contas com o Leão, tiveram acesso às informações sobre a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. Este é o segundo dos cinco lotes programados para 2024, impactando diretamente cerca de 250 mil moradores do Rio Grande do Sul. Este lote é especial também por contemplar restituições residuais de exercícios anteriores.
As enchentes recentes no Rio Grande do Sul levaram os contribuintes desta região a receberem uma atenção especial neste lote. Quem declarou IR nas últimas semanas de maio ou corrigiu pendências em junho faz parte desta lista prioritária. No mês anterior, mais de R$ 1 bilhão já havia sido distribuído entre os contribuintes gaúchos, somando também resíduos de anos passados.
Como Consultar a Sua Restituição?

A consulta pode ser feita de maneira simples através do site da Receita Federal. No portal, os contribuintes devem clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. Para aqueles que preferem dispositivos móveis, o processo também pode ser realizado pelo aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones.
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Quem Tem Prioridade no Recebimento?
Dentro da política de prioridades da Receita Federal, indivíduos que incluíram a chave Pix CPF têm primazia no processo de restituição. Este grupo é seguido pelos contribuintes entre 60 e 79 anos, professores cuja renda principal advém do magistério e pessoas com mais de 80 anos. Além desses, moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes e indivíduos com deficiência ou doenças graves também são contemplados com prioridade.
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O que Acontece com Restituições Não Resgatadas?
Caso a restituição não seja depositada por motivos de contas desativadas, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por um período de até um ano. O contribuinte pode agendar o crédito em outro banco de sua escolha através do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco. Se o prazo de um ano expirar, ainda é possível solicitar a restituição por meio do Portal e-CAC, sob a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
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Este lote de restituição do Imposto de Renda evidencia o compromisso da receita em agilizar processos e apoiar contribuintes em situações de emergência, como vimos no Rio Grande do Sul. É também um lembrete da importância de manter as informações cadastrais atualizadas e ficar atento aos prazos e procedimentos estipulados pela Receita Federal.
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