Jornal JF
Confira as melhores e mais importantes notícias sobre o INSS, economia, auxílios, benefícios, FGTS e novidades do Brasil, com o Portal Diário Oficial Notícias - A fonte mais completa e confiável para você!

13º Salário Do INSS Será Antecipado Em 2024? Confira Aqui

Veja no texto a seguir o que está decidido sobre a antecipação do 13º Salário dos aposentados em 2024.

0

A dúvida sobre a antecipação do pagamento do 13º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou! Aguardam ansiosos para saber se o governo federal realizará a antecipação do pagamento do abono extra, seguindo a prática adotada desde 2020.

Neste texto informaremos o que já está divulgado, entre outras informações, acerca do pagamento do abono extra para os segurados. Continue lendo para saber!

Antecipações do 13º salário do INSS

13º Salário Do INSS Será Antecipado Em 2024? Confira Aqui
13º Salário Do INSS Será Antecipado Em 2024? Confira Aqui (Fonte: Edição / Diário Oficial Notícias).

No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a antecipação do abono natalino para aposentados e pensionistas tornou-se uma realidade entre os meses de maio e junho.

Leia mais: Nota Oficial do INSS: Quem ganha acima do mínimo terá aumento em 2024? Veja então agora mais a seguir

Essa liberação foi possibilitada por meio de um decreto assinado por Bolsonaro, que estabeleceu o pagamento da primeira parcela do 13º em maio e a segunda em junho, tornando a antecipação um processo automático, sem necessidade de novo decreto presidencial.

Em meio à pandemia de Covid-19, o pagamento excepcionalmente ocorreu no primeiro semestre, visando injetar recursos na economia em um período desafiador.

Expectativas Sob o Governo Lula e a Incerteza Atual

Até o momento, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não se pronunciou sobre a possível antecipação do abono natalino para aposentados. No entanto, a expectativa persiste, especialmente para o primeiro semestre.

Leia mais: Nota Oficial do INSS: Quem ganha acima do mínimo terá aumento em 2024? Veja agora mais informações atualizadas

É importante destacar que antecipar o 13º salário não altera o Orçamento da União, pois o benefício já está previsto na folha de pagamento. Entre os benefícios do INSS elegíveis a essa parcela extra estão:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Salário-maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp

Quais Serão Os Valores Do 13º salário do INSS em 2024?

Quanto à possível majoração do 13º salário este ano, é necessário considerar o reajuste do salário mínimo, que é calculado com base no INPC e PIB, divulgados pelo IBGE.

A revisão do PIB de 2022, elevando de 2,9% para 3%, resultou em um aumento real do salário mínimo em 2024, estimado em aproximadamente 3,85% + 3%. Isso levou o salário mínimo a R$ 1.412,00.

Essa atualização não afeta apenas os salários dos trabalhadores, mas também aposentadorias, pensões e serve como referência para diversos programas sociais, incluindo o 13º salário.

Leia mais: Pagamento INSS 2024: Novo reajuste para aposentados e pensionistas em vigor; Não perca

O reajuste também impactará outros benefícios, como o recolhimento de contribuições para microempreendedores individuais (MEIs), o piso do seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e o abono salarial do PIS/Pasep.

Mudanças nos valores máximos para o ingresso de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) e nos tetos de valores discutidos nas varas de Juizados Especiais Cíveis também estão previstas.

Em meio a essa atmosfera de incerteza, os aposentados e pensionistas aguardam ansiosamente por uma definição quanto à antecipação do 13º salário que virá com um aumento! Por isso, fique por dentro das notícias aqui no Diário que informaremos assim que sair!

Veja Também:

INSS: SAIU AGORA MUDANÇA no VALOR do AUMENTO do SALÁRIO MÍNIMO + 13 salário 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.