13º Salário Do INSS Será Antecipado Em 2024? Confira Aqui todos os detalhes
Veja no texto a seguir o que está decidido sobre a antecipação do 13º Salário dos aposentados em 2024.
A dúvida sobre a antecipação do pagamento do 13º salário dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou! Aguardam ansiosos para saber se o governo federal realizará a antecipação do pagamento do abono extra, seguindo a prática adotada desde 2020.
Neste texto informaremos o que já está divulgado, entre outras informações, acerca do pagamento do abono extra para os segurados. Continue lendo para saber!
Antecipações do 13º salário do INSS
No governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a antecipação do abono natalino para aposentados e pensionistas tornou-se uma realidade entre os meses de maio e junho.
Essa liberação foi possibilitada por meio de um decreto assinado por Bolsonaro, que estabeleceu o pagamento da primeira parcela do 13º em maio e a segunda em junho, tornando a antecipação um processo automático, sem necessidade de novo decreto presidencial.
Em meio à pandemia de Covid-19, o pagamento excepcionalmente ocorreu no primeiro semestre, visando injetar recursos na economia em um período desafiador.
Expectativas Sob o Governo Lula e a Incerteza Atual
Até o momento, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não se pronunciou sobre a possível antecipação do abono natalino para aposentados. No entanto, a expectativa persiste, especialmente para o primeiro semestre.
É importante destacar que antecipar o 13º salário não altera o Orçamento da União, pois o benefício já está previsto na folha de pagamento. Entre os benefícios do INSS elegíveis a essa parcela extra estão:
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Diário Oficial Notícias pelo WhatsApp
Quais Serão Os Valores Do 13º salário do INSS em 2024?
Quanto à possível majoração do 13º salário este ano, é necessário considerar o reajuste do salário mínimo, que é calculado com base no INPC e PIB, divulgados pelo IBGE.
A revisão do PIB de 2022, elevando de 2,9% para 3%, resultou em um aumento real do salário mínimo em 2024, estimado em aproximadamente 3,85% + 3%. Isso levou o salário mínimo a R$ 1.412,00.
Essa atualização não afeta apenas os salários dos trabalhadores, mas também aposentadorias, pensões e serve como referência para diversos programas sociais, incluindo o 13º salário.
Leia mais: Pagamento INSS 2024: Novo reajuste para aposentados e pensionistas em vigor; Não perca
O reajuste também impactará outros benefícios, como o recolhimento de contribuições para microempreendedores individuais (MEIs), o piso do seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e o abono salarial do PIS/Pasep.
Mudanças nos valores máximos para o ingresso de famílias no Cadastro Único (CadÚnico) e nos tetos de valores discutidos nas varas de Juizados Especiais Cíveis também estão previstas.
Em meio a essa atmosfera de incerteza, os aposentados e pensionistas aguardam ansiosamente por uma definição quanto à antecipação do 13º salário que virá com um aumento! Por isso, fique por dentro das notícias aqui no Diário que informaremos assim que sair!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!